Valor Econômico - 17/5/16 |
Notícia veiculada no jornal VALOR ECONÔMICO - 17/5/2016
Investigações da CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO alertaram sobre este caso.
Qual a providência dos dirigentes da Funcef, inclusive os eleitos, sobre isto?
Gostaria de saber deles e saber dos economiários como pensam em interferir para que também não se reverta em novo prejuízo...ele está posto e vai se somar ao atual que já começamos a pagar.
Informações da colega Angela Mazzei sobre o investimento feito pela Funcef:
(os valores abaixo são referenciais, sujeitos a confirmação)
Em 12/2015, o Prejuízo Acumulado era 1.140.852 mil; em 03/2016, era 1.442.731 mil. O Patrimônio Líquido, em 2014, era de 4.397.128 mil, em 2015 de 3.348.636 mil e em Março/2016, já estava em 2.658.643 mil.
Eis o texto dos diretores eleitos - fonte: página dos diretores eleitos da Funcef no facebook ˜Controle e Resultado~: ""INVEPAR
A empresa, criada em 2000 a partir de uma parceria entre a OAS e a PREVI, teve o ingresso da FUNCEF em 2009, quando também a PETROS ingressou na sociedade, firmado por ambas de adquirir participação de até 25% no capital da companhia. À época, a FUNCEF aportou R$400 milhões na empresa, acrescidos de R$92,5 milhões adicionais em 2011.
Em 2012, ano em que ocorreu a obtenção da concessão do Aeroporto de Guarulhos e foi incorporada à companhia a concessão “Via Parque Rimac”, situada no Peru, foi aprovado pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Fundação um aporte adicional de R$725 milhões, totalizando até aquele momento um montante de R$1,2 bilhões.
Em 2015, conforme já comunicado na Prestação de Contas 17/48 (Novembro/2015), foi aprovado um investimento adicional na empresa, por meio da aquisição de R$338 milhões em debêntures, remuneradas à taxa de 11,9% a.a. + IPCA. Essa proposta foi aprovada com voto de qualidade da Diretoria, e pelo placar de 4 x 2 no Conselho Deliberativo, além da manifestação do Comitê de Investimentos, que desaconselhou a operação.
Atualmente a empresa explora 13 concessões públicas:
RJ
Linha Amarela
ViaRio
Rio-Teresópolis
Metrô Rio
VLT Carioca
Metrô Barra
MG-GO-DF
BR 040
SP
Aeroporto de Guarulhos
Rod. Raposo Tavares
BA
Rod. Litoral Norte
Rod. Bahia Norte
PE
Rota do Atlântico
PERU
LAMSAC - Via Parque Rimac
Há ainda a operadora de pagamentos eletrônicos PEX, controlada pela empresa.
As últimas demonstrações contábeis da Companhia, de SET/2015, apresentaram os seguintes resultados consolidados no ano, acumulados até aquele mês, e comparados ao 3 TRIM 2014:
Prejuízo de R$1,066 bilhão, dos quais R$280,9 milhões no 3o. TRIM;
Receitas de Serviços: R$2,487 bilhões (+11,9%)
Resultado Bruto operacional: R$938,6 milhões (+1,43%)
Resultado Financeiro: -R$1,637 bilhão (+113%)
Endividamento: R$11 bilhões (+18%)
Obrigações com Concessão de serviço público: R$11,222 bilhões (+2,9%)
Prazo médio remanescente das concessões: 24,7 anos (maior: Litoral Norte/BA: 34,4 anos; menor: Rio-Teresópolis: 5,7 anos)
De suas controladas, os principais resultados foram:
METRO RIO: lucro de R$103,4 milhões
LAMBRA (controladora da Línea Amarilla-PERU): lucro de R$93,3 milhões
LAMSA (LINHA AMARELA-RJ): lucro de R$77 milhões
GRU AIRPORT(Aerop. Guarulhos) - prejuízo de R$929,9 milhões
GRUPAR (controladora do Aeroporto) - prejuízo de R$474 milhões
CART (Rod. Raposo Tavares) - prejuízo de R$154 milhões
Recentemente, foi divulgado a data de leilão da parte detida pela OAS na INVEPAR, agendada para o dia 14 MAR, ao preço mínimo de R$1,35 bilhão. Em comunicado anterior (21 JAN) a INVEPAR informou ao público que contratou assessoria jurídico-financeira para conduzir processo de negociação de ativos, especialmente envolvendo a venda da empresa LAMSAC, responsável pela concessão "Via Parque Rimac" no Peru."""
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